Entre os dias 21 e 23 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) dará início aos preparativos das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno das eleições municipais de 2024, agendadas para o próximo domingo, 27 de outubro. Ao todo, 600 urnas estarão disponíveis para o pleito, com 60 delas sendo destinadas a situações de contingência.
Os trabalhos começam com a geração de mídias nas Zonas Eleitorais 170ª e 171ª, programada para esta segunda-feira, no Fórum Clemente Mariani, na Avenida do Contorno, em Camaçari. A geração envolve a transferência dos dados do sistema de votação e da lista de eleitores para pendrives, incluindo a imagem dos candidatos.
A preparação das mídias de resultado, fundamentais para armazenar os votos, também será realizada e elas permanecerão em reserva até a cerimônia de carga e lacração, marcada para os dias 22 e 23 de outubro.
Representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos, além da sociedade civil, estarão autorizados a acompanhar todo o processo de geração das mídias e de lacração das urnas.
A cerimônia em que serão realizadas as gravações ocorrerá na 171ª ZE às 8h30, enquanto na 170ª ZE terá início às 9h.
Nos dias 22 e 23, a carga e lacração das urnas ocorrerá no Polo de urnas, localizado no mesmo Fórum. O evento será aberto ao público, permitindo a assinatura dos lacres e a auditoria dos procedimentos.