O triplex no Guarujá (SP) que a Lava Jato atribuiu ao ex-presidente Lula (PT) para condená-lo no processo que o retirou das eleições de 2018 será sorteado na internet. A decisão foi tomada pelo empresário Fernando Gontijo, que arrematou o apartamento via leilão.
Poderão participar do sorteio, marcado para 30 de março de 2022, as pessoas que assinarem a plataforma Pancadão, ao custo de 19 reais mensais. Ao jornal Folha de S.Paulo, Gontijo disse que comprou o triplex “mais famoso do Brasil” por considerá-lo “um investimento excelente”.
“Com o sorteio na internet, qualquer brasileiro pode acabar como dono do tríplex, o que é, de certa forma, o melhor desfecho que esse imóvel poderia ter, já que ele tem um valor ligado ao desejo, à história recente do nosso País”, afirmou ainda ao veículo.
Na última terça-feira (7), o Ministério Público Federal do Distrito Federal pediu o arquivamento do processo do triplex. Na manifestação, a procuradora Márcia Brandão Zollinger escreveu que “verifica-se a ocorrência da extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva estatal relativamente aos investigados septuagenários, como Luiz Inácio Lula da Silva”.
Nos últimos meses, o petista obteve vitórias impactantes no Supremo Tribunal Federal. Em abril, por oito votos a três, a Corte referendou a decisão do ministro Edson Fachin de anular todas as condenações de Lula na Lava Jato e declarar a incompetência da Justiça Federal em Curitiba nos processos contra o ex-presidente.