Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, afirmou nesta quinta-feira (25/7) na rede social Truth que espera que a América “destrua” e “varra o Irã da face da Terra” caso o regime iraniano, liderado pelo aiatolá Ali Khamenei, tente fazer algo contra sua vida. A declaração veio após acusações feitas pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que durante um discurso no Congresso dos EUA, afirmou que o Irã tentou assassinar Trump.
“Se eles ‘assassinarem o presidente Trump’, o que é sempre uma possibilidade, espero que a América destrua o Irã, varra-o da face da Terra”, escreveu Trump em uma publicação que incluía um trecho do discurso de Netanyahu. “Se isso não acontecer, os líderes americanos serão considerados covardes!”, acrescentou.
A relação entre Trump e o governo iraniano foi marcada por tensões e polêmicas durante seu mandato. O episódio mais significativo ocorreu em 2020, quando Qasem Soleimani, principal general do Irã, foi morto em um bombardeio em Bagdá, ordenado por Trump. O ataque foi justificado como uma medida para deter futuros ataques contra os EUA.
Desde a morte de Soleimani, o governo iraniano tem prometido vingança, chegando a afirmar que planeja matar Donald Trump em retaliação.