Estudantes interessados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até as 23h59 desta sexta-feira, dia 7 de julho, para realizarem suas inscrições para o segundo semestre de 2023. As inscrições estão abertas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Quantidade de vagas e onde encontrá-las
Este semestre, o MEC disponibiliza 77.867 vagas para cursos em 1.265 instituições de ensino superior privadas em todo o Brasil. A visualização das vagas é simples: durante o processo de inscrição, o sistema exibirá as vagas disponíveis, permitindo que o candidato filtre as opções por estado, município e instituição de ensino.
Requisitos para se inscrever
Os candidatos que desejam concorrer a uma das vagas do Fies precisam atender a certos critérios. Em primeiro lugar, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2010. As notas do Enem precisam ser válidas até o momento imediatamente anterior à abertura das inscrições para o Fies 2023.
Além disso, os candidatos precisam ter obtido uma média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos. Também é obrigatório ter uma nota na prova de redação maior que zero. Os candidatos que participaram do Enem apenas para autoavaliação, os chamados treineiros, não estão elegíveis para se inscrever no Fies.
Outro critério importante é a condição financeira do candidato: é necessário possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
Informações necessárias para a inscrição
No momento de preencher a inscrição, o candidato precisará informar o CPF, um endereço de e-mail pessoal válido e os nomes dos membros do grupo familiar. Também será necessário informar o número de CPF de todos os membros da família com 14 anos ou mais, além das respectivas datas de nascimento e, se aplicável, a renda bruta mensal de cada um.
Próximos passos
Após o término das inscrições, o MEC deve divulgar a ordem de classificação e pré-seleção no dia 11 de julho, em uma chamada única. Fique atento ao cronograma e não perca os prazos.