O partido União Brasil descartou a possibilidade de atuar como base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso Nacional. O líder da legenda na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), afirmou que a configuração do partido não permite essa opção, uma vez que há riscos de deputados da legenda contestarem a decisão.
O União Brasil abriu espaço para três ministros no governo: Daniela Carneiro, no Turismo, Juscelino Filho, na Comunicação, e Waldez Góes, na Integração. No entanto, Waldez pediu licença da filiação ao PDT. A legenda deve aumentar espaço em estatais, como a Codevasf.
Para Elmar Nascimento, que é um dos líderes do centrão, o governo precisa destravar a liberação de emendas parlamentares, caso queira construir uma base no Congresso.
“O governo precisa dialogar e cumprir os compromissos. Principalmente fazer fluir o Orçamento”, finalizou o deputado.
A decisão do União Brasil de não ser base aliada pode ter impacto na governabilidade do atual mandatário no Congresso, já que o partido é importante para a formação de coalizões políticas. No entanto, a legenda alega não possuir as condições necessárias para assumir tal posição, o que pode abrir espaço para outras negociações políticas.