A eleição para a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB) está programada para ocorrer nesta segunda-feira (13). De acordo com a Comissão Eleitoral, como há apenas uma chapa inscrita, a eleição será por aclamação, ou seja, sem a necessidade de votação individual.
O favorito para ocupar a presidência é o prefeito Quinho, do PSD, de Belo Campo. A expectativa é que a eleição seja definida rapidamente, já que a votação por aclamação é uma eleição de viva voz, por unanimidade.
A UPB é uma entidade que reúne prefeitos e prefeitas de municípios baianos, e tem como objetivo defender os interesses dos municípios e promover o desenvolvimento regional. A nova diretoria executiva e conselho fiscal da UPB, que serão eleitos nesta segunda-feira (13), irão liderar a entidade no biênio 2023-2024.
É importante lembrar que a eleição de Aline Peixoto como conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já ocorreu, e agora o foco da política local se volta para a eleição da presidência da UPB.