A cidade de Paulo Afonso, localizada no estado da Bahia, iniciou nesta segunda-feira (27) a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19, seguindo o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde.
A dose de reforço será disponibilizada para os grupos prioritários, incluindo pessoas com 70 anos ou mais, moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência, imunossuprimidos a partir de 12 anos e comunidades indígenas.
Para receber a vacina, é necessário que o indivíduo tenha concluído o esquema primário, composto pelas duas doses, e apresente o documento de identificação e cartão de vacina. O intervalo para tomar a vacina bivalente é de quatro meses após a última dose do esquema primário.
Segundo a coordenadora de Imunização, Damaris Lopes, a vacina bivalente contra a Covid-19 conta com a cepa atualizada do vírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. À medida que novas remessas do imunizante cheguem, a secretaria ampliará o público de acordo com as prioridades determinadas pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria de Saúde de Paulo Afonso ressalta que a vacina bivalente contra a Covid-19 está sendo disponibilizada apenas para os grupos prioritários que já completaram o esquema primário. Para aqueles que não pertencem a esses grupos ou que não iniciaram a vacinação, estão disponíveis nas unidades de saúde da cidade, as vacinas monovalentes para iniciar o esquema vacinal. Além disso, aqueles que já iniciaram o esquema vacinal com duas doses, mas não o concluíram, também podem se dirigir às unidades de saúde para completar o esquema vacinal com a vacina monovalente.
A iniciativa da Secretaria de Saúde de Paulo Afonso em iniciar a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 demonstra o compromisso da cidade em imunizar sua população e combater a disseminação do vírus. A vacinação é uma das principais estratégias para prevenir a doença e, assim, proteger a saúde de todos.