“Vagabundos”: Datena responde a opositores após anúncio de candidatura

Datena se envolve em confronto com manifestantes na Alesp durante a confirmação de sua candidatura à prefeitura de São Paulo pelo PSDB.

Neste sábado, 27 de julho, José Luiz Datena se envolveu em um tumulto com opositores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) após ser oficializado como candidato do partido à prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2024.

O incidente ocorreu no prédio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde um grupo de manifestantes, liderado por Fernando Alfredo, ex-presidente do diretório municipal do PSDB, protestava contra a candidatura de Datena. Os opositores defendiam o apoio dos tucanos à reeleição do atual prefeito Ricardo Nunes, do MDB.

Durante a saída do evento, os manifestantes chamaram Datena de “arregão”, o que provocou uma reação agressiva do apresentador. Em vídeo, é possível ver Datena tentando avançar contra os manifestantes e os insultando com termos como “canalhas”, “covardes” e “vagabundos”, além de proferir diversos palavrões. A Polícia Militar foi acionada para controlar a situação.

Apesar das controvérsias e um histórico de quatro desistências em eleições anteriores, o PSDB e o Cidadania confirmaram Datena como candidato a prefeito de São Paulo nas eleições de outubro. Em entrevista à Folha de São Paulo, Datena comentou sobre a instabilidade de suas candidaturas anteriores, dizendo: “Se Biden pode desistir, por que não posso?”.