Os moradores do Povoado Umburanas, zona rural de Jatobá que dependem da rede municipal de saúde reclamam de um posto de saúde que foi fechado há meses. O vereador Nenem do Hospital vem cobrando soluções e exige que a prefeitura promova a retomada da assistência plena para a comunidade que depende dos serviços básicos na saúde que devem ser ofertados pela administração pública local. Essa reivindicação vem sendo bastante discutida e cobrada nas sessões da Câmara há mais de um ano e infelizmente até hoje a falta de assistência só piora a cada dia
Indignado com essa situação, o vereador relatou as inúmeras queixas dos moradores da comunidade que há dias, também sofrem com a falta de abastecimento de água na localidade. Além do problema do posto fechado, os moradores relatam falta de transporte para se deslocarem até o posto de saúde mais próximo que fica há quase 4 km de distancia localizado no Bairro Jatobá II no centro da cidade. Dificuldades de remoção para o hospital em casos de urgência, pois o veiculo cedido pela prefeitura para estes fins realiza apenas uma viagem por dia. Outros veículos com pagamentos atrasados.
“É lamentável essa situação! Como se não bastasse a falta de abastecimento de água em toda a zona rual do município, a saúde publica de jatobá a cada dia tem se agravado ainda mais. O hospital de Itaparica que agora está municipalizado, só conta com a penas 02 (duas) ambulâncias em condições para a remoção de pacientes para os grandes centros referenciados pela regulação, plantões descobertos, o laboratório do município encontra-se praticamente de portas fechada para a população, atraso nos pagamentos dos servidores municipais e prestadores de serviços, atraso no pagamento das diárias dos motoristas, pacientes de toda zona rural sofre com a falta de assistência nos transportes devido atraso nos pagamentos chegando a pagar um valor de até R$ 50,00 pela locomoção mediante a localização do sitio, faltam medicamentos na farmácia básica entre outros fatos que a população vivencia no dia a dia.
O vereador destaca que esta reivindicação não é apenas sua, mas sim dos demais vereadores que se sensibilizam com a atual situação do nosso município. "Ofícios foram emitidos a Srª Secretaria de Saúde e ao Gestor solicitando informações quanto a situação, porém, até hoje não obtivemos respostas dos mesmos. Esperamos do gestor atual uma atitude emergente para que possa contornar essa situação vivenciada pelos munícipes de Jatobá”.