Após a sessão ordinária desta segunda-feira (27), o vereador Mario Galinho (SD) explicou, em entrevista à TV Chicosabetudo, como foi sua reunião com o Conselho Municipal de Saúde para tratar sobre a situação do embarque de passageiros pauloafonsinos para tratamento na Casa de Apoio em Salvador e comentou sobre a instauração da ciclovia em Paulo Afonso.
O tema que já havia sido levantado por Mario Galinho, na semana passada, através das redes sociais, foi discutido na Câmara e apresentado para os presentes. Segundo o vereador, foi feito um requerimento, solicitando que houvesse uma transferência do local de embarque, de modo que o mesmo deixaria de acontecer em frente à prefeitura e passaria a ser realizado na secretaria de Saúde.
De acordo com Galinho, a troca seria feita tendo em vista uma maior comodidade dos pacientes, uma vez que muitos já estão delibilitados em função do tratamento e acabam ficando ainda mais desconfortáveis na espera, embaixo de sol e chuva. Ele também afirmou que os pacientes não têm segurança e nem recursos para atender necessidades, como banheiro e bebedouro. "Os pacientes que se encontram, 90% deles debilitados, pelo tratamento em si que já é complicado. Eles ficam à mercer do sol, de chuva, da falta de segurança. Às vezes, não têm uma água para beber, não têm um banheiro para ir.", disse o vereador.
O vereador afirma que na Secretaria de Saúde, o embarque poderia se tornar mais confortável com o auxílio de funcionários, a presença de uma cobertura no local, além de cadeiras, banheiro, bebedouro e segurança, ou seja, todas as ferramentas que se encontram ausentes no local de embarque atual.
Além disso, Mario Galinho falou a respeito da Ciclovia de Paulo Afonso e disse que os vereadores foram em busca de um parecer da prefeitura, através da lei de acesso à informação, para saber como está o andamento do projeto e quais as áreas que serão contempladas com a ciclovia. Ele disse que espera um retorno positivo para poder, então, dar respostas mais conclusivas ao povo de Paulo Afonso.
Confira, essas e outras informações, na TV Chicosabetudo: