Vereador Paulo Gomes fala sobre o cadastro de imóveis rurais em Glória-BA

Na manhã da terça- feira (11), o vereador Paulo Gomes (PP) concedeu uma entrevista para a equipe da TV Chicosabetudo. O líder do governo da Câmara de Vereadores de Glória falou sobre o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) e destacou que agricultores precisam se cadastrar dentro do período estabelecido pelo governo federal.

O Cefir é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais e tem o objetivo de formar um banco de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental do Estado. Na Bahia, ele corresponde ao Cadastro Ambiental Rural no âmbito federal, criado pelo novo código Florestal. 

Durante a entrevista, o vereador ressaltou a importância da realização deste cadastro dentro do prazo, pois segundo ele, trata-se de um serviço caro e sua ausência inviabilizaria a agricultura familiar. Além disso, se os produtores não tiverem suas propriedades registradas no banco de dados, ficarão irregularizados e impossibilitados de receber benefícios como o crédito rural. Ele afirmou que o prazo já foi prorrogado três vezes e está previsto para finalizar em dezembro deste ano.

Paulo ainda destacou que os vereadores, junto ao governo David Cavalcanti, solicitaram o apoio do Estado para auxiliar esse processo em Glória. Segundo ele, uma empresa de assistência técnica e extensão rural foi contratada para realizar um treinamento aos proprietários do município a partir da próxima segunda-feira (17).

Confira o vídeo com a entrevista na íntegra: