Vereador pede chora e pede desculpas após comentários preconceituosos contra baianos, assista

O vereador Sandro Fantinel, de Caxias do Sul, pediu desculpas publicamente em um vídeo divulgado nas redes sociais nesta quinta-feira (2/3), após ter feito comentários preconceituosos contra baianos durante um discurso em defesa de empresários e vinícolas autuadas por trabalho análogo à escravidão.

Emocionado, o vereador afirmou estar “profundamente arrependido” e disse que suas falas foram um “lapso mental”. Ele declarou ter muito apreço pelo povo baiano e de todo o Norte e Nordeste do país.

Fantinel também relatou que sua família vem sendo ameaçada desde que o caso ganhou repercussão e pediu que as cobranças fossem feitas apenas a ele, não à sua família. Ele afirmou que sua esposa tem recebido mensagens ofensivas e pensa em deixá-lo. Seus pais, que têm 80 anos, também teriam recebido ligações maldosas e ofensas. O vereador pediu desculpas novamente e disse que pagará pelos erros que cometeu.

O pedido de desculpas de Fantinel veio após a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aceitar os pedidos de cassação do mandato do vereador por suas falas preconceituosas contra baianos. Os pedidos foram feitos pelas Defensorias Públicas Estaduais do Rio Grande do Sul e da Bahia. Antes, Fantinel havia pedido desculpas em uma declaração que foi considerada insuficiente por muitas pessoas.

O caso ocorreu após a divulgação do resgate de 207 pessoas em um alojamento em Bento Gonçalves, onde os trabalhadores eram submetidos a trabalho análogo à escravidão durante a colheita da uva para as vinícolas. Fantinel havia dito que os produtores da região não deveriam mais contratar “aquela gente lá de cima”, se referindo aos trabalhadores baianos. Ele também afirmou que “a única cultura que os baianos têm é viver na praia tocando tambor”.

Assista: