PAULO AFONSO – A vereadora Evinha Oliveira (Solidariedade) foi à unidade do CAPS II, na última terça-feira (27), no centro, atendendo aos pedidos de várias pessoas que precisam de acompanhamento psicológico porque sofrem algum tipo de transtorno mental e essas consultas são parte fundamental do tratamento, porém, há mais de um ano, essa unidade não conta com psicólogo.
Verificando as instalações e conversando com os profissionais que atendem o público, Evinha disse que os problemas são também de outra natureza.
“Infelizmente constatamos que é verdade. Há mais de um ano não tem psicólogo atendendo nesta unidade. As condições da casa são insalubres, não têm condições de uso, por exemplo, os banheiros; falta profissionais para atender. Quem trabalha aqui faz com maestria e dedicação, porém, eles precisam de condições para trabalhar, com a equipe inteira”, apontou.
A vereadora disse ainda que encaminhou à prefeitura o pedido para mais profissionais conforme consta no manual de Saúde Mental do Ministério da Saúde: “Precisa ter psicólogo, enfermeiro especializado em saúde mental e assistente social, tudo isso precisa compor o quadro.”
Por fim, a parlamentar lembrou que as doenças ligadas aos transtornos mentais atingem milhares de pessoas e precisa de bom acolhimento.
“A gente sabe que a saúde mental é um grave problema da sociedade e precisa ser tratado de forma digna e correta. Vamos fazer ainda hoje todas essas solicitações à prefeitura.”