A vice-prefeita de Salvador e secretária da Saúde, Ana Paula Matos (PDT), anunciou neste sábado (11) que a cidade está realizando um mutirão de vacinação bivalente contra a Covid-19. A operação, que vai das 8h às 16h, tem como objetivo imunizar idosos com 60 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas com idade igual ou superior a 12 anos que encontraram dificuldade para se vacinar na sexta-feira (10) devido à paralisação nacional de enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Segundo a secretária, serão disponibilizados 28 pontos de vacinação, incluindo 2 drives, 13 unidades de saúde e 13 pontos externos, como shoppings, supermercados e lojas de materiais de construção. A vacina bivalente protege contra a cepa original, a ômicron e suas subvariantes.
Pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas estão aptas a receber a bivalente, desde que respeitem o intervalo mínimo de dois meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (CoronaVac, Oxford, Pfizer ou Janssen). Quem já recebeu três doses pode receber a bivalente, desde que respeite o intervalo de quatro meses a partir da 3ª dose. Aqueles que tomaram a 4ª dose até o dia 11/11/2022 também podem ser vacinados. Será necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.
A expectativa é que a ação facilite o acesso à vacinação para os grupos prioritários e acelere o processo de imunização na cidade. A estratégia com os demais públicos será retomada normalmente na segunda-feira (13), e a programação para esta data será divulgada no domingo (12).
Durante o anúncio, Ana destacou a importância da estratégia adotada, que busca integrar a vacinação à rotina das famílias. Segundo ela, a cidade conta com 28 pontos de vacinação, distribuídos em locais de grande circulação, como shoppings e supermercados. Além disso, a igreja do Bonfim também terá um posto de vacinação.