Na manhã desta segunda-feira (23), a Polícia Federal realizou ações da Operação Overclean, com o cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva, dez de busca e apreensão e uma ordem de afastamento cautelar de um servidor público. A operação investiga esquemas de pagamento de propinas entre empresários e agentes públicos.
Entre os detidos estão Vidigal Galvão Cafezeiro Neto, vice-prefeito de Lauro de Freitas, e um agente da própria PF. Também foram presos Lucas Moreira Martins Dias, ex-chefe de gabinete de Vitória da Conquista e atual secretário de mobilidade, e Carlos André de Brito Coelho, ex-prefeito de Santa Cruz da Vitória, apontado como operador do grupo. Lucas Dias possui histórico como presidente de comissões de combate à corrupção e do agronegócio da OAB-BA.
Além das prisões, houve sequestro de bens estimados em R$ 4,7 milhões, incluindo veículos de luxo, em cidades como Brasília, Salvador, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista. A organização criminosa, liderada por José Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, é acusada de movimentar R$ 1,4 bilhão por meio de contratos fraudulentos e obras superfaturadas.