Vídeo raro registra baleia-azul amamentando filhote

Primeiro registro de baleia-azul amamentando seu filhote é feito em 2022.

Imagem: rawpixel.com/Freepik

Pesquisadores da Universidade Nacional Australiana (ANU) divulgaram recentemente uma gravação inédita de uma baleia-azul amamentando seu filhote. O vídeo foi capturado em 2022 na costa do Timor Leste e representa o primeiro registro visual desse comportamento materno na espécie.

De acordo com Karen Edyvane, professora da ANU e líder do projeto, a filmagem mostra um dos primeiros registros da vida íntima dessas gigantes marinhas, destacando a importância das águas da região para a espécie. “Nosso projeto documentou alguns dos comportamentos reprodutivos das baleias-azuis, alguns pela primeira vez. É muito emocionante”, afirmou Edyvane.

A equipe de pesquisa também registrou comportamentos de cortejo entre as baleias-azuis em 2023, enfatizando a relevância do estreito de Ombai-Wetar, ao longo da costa norte de Timor-Leste, como um local crucial para a alimentação e reprodução dessas criaturas marinhas. “As águas profundas e costeiras de Timor-Leste fornecem um dos melhores locais para pesquisa de baleias-azuis no mundo”, acrescentou Edyvane.

Elanor Bell, pesquisadora da Divisão Antártica Australiana, enfatizou a importância da descoberta. “Essa evidência sugere que essas águas não são apenas áreas importantes de alimentação, mas também são críticas para a reprodução das baleias-azuis”, concluiu Bell.