Vídeo: Vereador imita macaco durante discussão com colega negro em sessão na Câmara

Vereador de Planaltina de Goiás enfrenta acusações sérias de racismo durante uma sessão na câmara.

O vereador Professor Lincon (Cidadania) é acusado de proferir sons e gestos racistas contra o colega Carlim Imperador (Pros), que é negro. O caso ocorreu nesta segunda-feira (13), em uma sessão da Câmara Municipal de Planaltina de Goiás, e foi capturado em vídeo, mostrando Lincon e Carlim em meio a uma acalorada discussão durante a votação de um projeto local.

Conforme o vídeo, Lincon imitou sons semelhantes aos de um macaco para Carlim. A sessão foi abruptamente silenciada após o ato.

Em declaração ao portal Metrópoles, Carlim Imperador expressou sua indignação, classificando a atitude de Lincon como “inaceitável” e “lamentável”, especialmente vindo de um vereador que também é professor. Imperador enfatizou a importância do debate político respeitoso e livre de ofensas pessoais e discriminatórias, especialmente aquelas relacionadas à raça. Ele também ressaltou a expectativa de que um comportamento como esse pudesse resultar em perda de mandato em um parlamento isento e imparcial.

Além disso, Carlim Imperador afirmou que tomará todas as medidas legais necessárias para responsabilizar o vereador Lincon Albuquerque. Ele declarou que buscará responsabilização incansável para garantir que atos de racismo e injúria racial não permaneçam impunes. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia de Planaltina de Goiás por injúria racial.

Confira o momento: