Marajá do Sena (MA) – Na terça-feira (9), vereadores da cidade de Marajá do Sena, Maranhão, utilizaram uma serra elétrica para adentrar a Câmara Municipal, que se encontrava fechada. O episódio, registrado em vídeo pelo grupo envolvido, resultou na destruição do cadeado e do portão da instituição.
Os vereadores, segundo informações do UOL, relataram que a ação foi motivada pela necessidade de votar a aprovação da ata da última reunião da Câmara, realizada em 8 de dezembro. No vídeo, o vereador Williami Chaves (DEM) é visto operando a serra elétrica.
A Câmara de Marajá do Sena está oficialmente em recesso, contudo, os vereadores procederam à entrada no edifício para a referida sessão.
De acordo com declarações dos vereadores de oposição, o orçamento municipal, votado em 8 de dezembro, não teve sua ata confeccionada ou assinada. Eles acusam Bismarqui de Moura (DEM), presidente da Câmara, de ocultar o documento.
Em entrevista concedida à TV Globo, Moura esclareceu que reuniões extraordinárias só podem ser convocadas pela presidência da Casa, o que, segundo ele, não ocorreu nesse caso. O presidente anunciou que solicitará ao Ministério Público do Maranhão a investigação dos fatos, considerando as possíveis infrações de dano ao patrimônio público e usurpação de função pública.
Vereadores da cidade de Marajá do Sena, no Maranhão, arrombaram o portão da Câmara Municipal com uma serra elétrica. pic.twitter.com/nrYiLyqzpf
— bnewsvideos (@bnewsvideos) January 10, 2024