O programa Voa Brasil, uma iniciativa que visa a democratização do acesso ao transporte aéreo no país, deve ser lançado até o próximo dia 15 de novembro, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos. Criado durante a gestão do ex-ministro Márcio França, o programa vem como uma esperança para estudantes do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que agora poderão contar com passagens aéreas a um valor acessível de R$ 200.
O Prouni, programa do Ministério da Educação, concede bolsas integrais ou parciais para alunos em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Com a inclusão desses estudantes no Voa Brasil, o governo mira facilitar o deslocamento inter-estadual desses jovens, muitos dos quais enfrentam o desafio de participar de concursos públicos em diferentes unidades da federação.
Na primeira fase do Voa Brasil, além dos alunos do Prouni, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também serão beneficiados. Conforme o programa avança, há planos de expansão que incluem a oferta de passagens internacionais e a abertura para outros segmentos da população.