Connect with us

Cenário Político

Zé Carlos do BTN defende criação de políticas públicas que ajudem a combater a AIDS

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

A necessidade de conscientizar a população pauloafonsina  sobre a importância do combate ao vírus HIV foi debatida durante sessão  dessa segunda-feira (8) na Câmara Municipal de Paulo Afonso.

Luciana Emanuella,  do  Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)/SAE de Paulo Afonso , unidade que atende interessados em fazer exame de Aids,  reafirma que, para conter o avanço da doença, a população precisa continuar buscando o diagnóstico precoce.

A Psicóloga  esteve ontem no plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira, atendendo convite do veredro Zé Carlos do BTN  onde fez  uma explanação  sobre DST/AIDS  e as ações de controle.

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

PREVENÇÃO

A psicóloga destacou durante sua explanação a importância dos exames para controle da doença. ‘Quanto mais cedo a pessoa descobrir que está com o vírus, melhor será para sua saúde, já que o tratamento em fase inicial tem melhor evolução. Além disso, a pessoa poderá ser orientada a não transmitir a doença a outras pessoas.

Se o resultado for negativo, o exame também serve como eficiente método de prevenção, já que o paciente recebe orientações importantes para evitar o contágio. Não falamos mais em grupos ou comportamento de risco, falamos em vulnerabilidade, ou seja, possibilidades que as pessoas têm de contrair a doença’, explicou Luciana.

Por seu expediente o vereador Zé Carlos do BTN  (PRB) cobrou a criação de políticas públicas que ajudem a reverter o atual quadro de crescimento da doença, principalmente nos bairros da periferia da cidade. “Atualmente não se ver  mais pessoas famosas morrendo de AIDS e, por isso, não entendem a importância de continuar a prevenção à doença. Não pode ser assim.

Precisamos continuar vigilantes porque esse problema continua crescendo nas comunidades mais pobres. O Estado e o município precisam criar políticas públicas de conscientização e prevenção que consigam alcançar as periferias”, declarou  Zé Carlos.

Por Luiz Brito

Mais Lidas