A Tesla reportou três novos acidentes relacionados ao seu serviço de robô-táxi em Austin, no Texas, aumentando o total de incidentes para sete desde o início da operação, em junho. Apesar da presença de supervisores no banco do passageiro, a empresa é obrigada a comunicar cada ocorrência à NHTSA, a agência de segurança veicular dos Estados Unidos.
Segundo informações do portal Electrek, os novos acidentes incluem uma colisão com um animal, um incidente com um ciclista que resultou em danos materiais e um choque com um carro que manobrava em marcha ré. Embora não tenha havido feridos, o aumento dos acidentes em uma distância percorrida relativamente curta levanta preocupações entre analistas do setor, especialmente à luz de dados que indicam que motoristas humanos costumam se envolver em uma colisão a cada 700 mil milhas.
Desde o início das operações, a Tesla registrou uma taxa de acidentes que é aproximadamente o dobro da da concorrente Waymo, que opera com veículos totalmente autônomos. Apesar de ter percorrido 250 mil milhas entre junho e novembro, a companhia enfrenta críticas não apenas pela quantidade de acidentes, mas também pela falta de transparência nos relatos. Diferentemente da Waymo, que disponibiliza relatórios detalhados, a Tesla usa trechos redigidos que dificultam a compreensão das circunstâncias que levaram a cada acidente.
Entidades e especialistas do setor questionam a abordagem da Tesla frente à segurança do seu sistema autônomo. A companhia ainda mantém supervisores humanos em seus robô-táxis, o que contrasta com a postura de outros fabricantes, como a Waymo, que já contabiliza milhões de milhas rodadas sem a necessidade de um condutor. Mesmo com um botão de emergência dentro dos veículos, analistas se perguntam quantos acidentes adicionais poderiam ocorrer se os supervisores não estivessem presentes.
Embora a Tesla não tenha emitido uma declaração sobre os mais recentes incidentes, as autoridades regulatórias e especialistas continuam a analisar os dados disponíveis, reforçando a necessidade de maior clareza na comunicação sobre segurança no setor de veículos autônomos.

