Um fenômeno astronômico raro ocorrerá neste fim de semana: os anéis de Saturno estarão quase invisíveis, um evento conhecido como “cruzamento do plano dos anéis”. Este fenômeno se deve ao alinhamento orbital entre a Terra e Saturno, fazendo com que os anéis sejam vistos de perfil.
No sábado, dia 22, a visibilidade dos anéis será inferior a 1%. Após esse dia, a aparência dos anéis começará a melhorar gradualmente. Esta será a última vez que os anéis de Saturno desaparecerão completamente no céu até 2038. De acordo com o The New York Times, eventos desse tipo acontecem a cada 13 a 16 anos, mas nem sempre são observáveis.
Saturno leva cerca de 30 anos para completar sua órbita ao redor do Sol, o que provoca variações na visibilidade de seus anéis em relação à perspectiva terrestre. O último alinhamento completo foi registrado em março, porém, a sua observação foi inviabilizada devido à proximidade do planeta com o Sol.
Especificamente em Brasília, os anéis de Saturno estarão “invisíveis” entre os dias 21 a 23 de setembro. O planeta será visível a partir das 19h, logo após o pôr do Sol, e estará posicionado na direção leste-sudeste. A melhor oportunidade para observação será das 19h até 3h30 da manhã do dia seguinte, quando Saturno iniciará sua configuração para o pôr do Sol.
A máxima invisibilidade dos anéis ocorrerá no sábado, às 21h, e a aparência deles permanecerá semelhante nas três noites, dado que o fenômeno é gradual. A olho nu, Saturno se apresentará como um ponto amarelo, enquanto telescópios pequenos poderão captar os anéis como uma linha finíssima, diferente da estrutura ampla normalmente vista.

