Usuários do WhatsApp enfrentam bloqueios em suas contas por suspeitas de spam, de acordo com relatos que começaram a surgir a partir da última sexta-feira (7). As queixas, que se espalharam nas redes sociais, indicam que o problema afeta não apenas o Brasil, mas também outros países, como México e nações hispanofalantes.
Dentre os relatos, muitos usuários afirmam ter suas contas suspensas sem justificativa clara, após interações comuns, como o envio de mensagens para contatos pessoais ou compartilhamento de arquivos. Um usuário do México, por exemplo, informou que sua conta foi banida após enviar uma mensagem a um número fora de sua lista de contatos. Outro internauta afirmou ter perdido acesso à sua conta logo após enviar um documento necessário para uma consulta médica.
O aumento das reclamações na plataforma Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online, sugere que o problema é mais abrangente. Às 9h50 de terça-feira, mais de 50 queixas foram registradas, com 52% dos problemas relatados referindo-se ao aplicativo móvel.
Em resposta à situação, o WhatsApp declarou em sua política que pode suspender contas que violam os Termos de Serviço, incluindo casos de envio de spam. Os usuários afetados têm a opção de solicitar uma análise por engano caso considerem a suspensão indevida.
A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, foi contatada para fornecer mais esclarecimentos sobre o incidente, mas ainda não divulgou uma declaração oficial.

