Em 2025, a Uber anunciou um pacote de regras que passou a valer em 2026 e que aumentou as exigências para veículos nas categorias Black, Comfort e UberX. As mudanças foram apresentadas com o argumento de elevar segurança e conforto — mas também deixaram modelos populares fora da plataforma em várias cidades.
O que mudou na Black
Para a categoria Black a empresa definiu anos mínimos por modelo e por município. Por exemplo, o Virtus só ficou elegível a partir de 2025 nas capitais listadas: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Recife (PE), Brasília (DF), Salvador (BA), Campinas (SP), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO). Modelos como Duster, Nivus e City tiveram ano mínimo de 2023 nessas mesmas cidades.
Para os “demais modelos”, a Uber também estipulou anos mínimos por município — por exemplo: 2017 no Rio de Janeiro; 2018 em Belo Horizonte, Recife, Salvador e Campinas; e 2019 em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Vitória, Fortaleza e Goiânia.
A empresa ainda listou veículos vetados na Black, independentemente do ano de fabricação. Entre eles:
- Renault Kardian
- Citroën Basalt
- Chery Tiggo 3X e Tiggo 3
- Peugeot E-2008
- Hyundai Kona Hybrid
- JAC J3 Turin e iEV 40
Além disso, a Black passou a exigir itens de conforto e apresentação: ar‑condicionado, quatro portas e pintura em cores específicas — preto, chumbo, prata, cinza, azul‑marinho, marrom ou branco. Para os motoristas, houve requisitos de experiência e avaliação: ter realizado mais de 100 viagens em outras categorias da plataforma (exceto Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi) e manter média de avaliação ≥ 4,85.
O que mudou na Comfort
Na categoria Comfort também houve anos mínimos por modelo e por cidade, além da exigência básica de ar‑condicionado e quatro portas. Para a família Etios Sedan / Voyage / Prisma / Logan / Cobalt os anos mínimos variaram: 2019 em uma lista ampla de cidades; 2018 em Brasília, Manaus, Vitória, Ribeirão Preto, Campo Grande, Caxias do Sul, Palmas, Campos dos Goytacazes, Governador Valadares, Volta Redonda, Angra dos Reis e Chapecó; e 2017 em Itajaí, Aracaju, São José dos Campos, Joinville, Londrina, Bauru, Cabo Frio, Cascavel e Petrópolis.
Para os modelos Argo e Polo, o ano mínimo ficou em 2023 em uma ampla lista de municípios, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Fortaleza, Brasília, Recife, Goiânia, Manaus, Campinas, Florianópolis e outros.
Nos “demais modelos” da Comfort a Uber também definiu faixas por cidade: por exemplo, 2015 em locais como Natal, Maceió e Itajaí; 2016 no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis, Vitória, Caxias do Sul e Palmas; 2017 em cidades como Goiânia, Ribeirão Preto, São Luís, Londrina, Sorocaba, Piracicaba, São José do Rio Preto, São Carlos, Governador Valadares, Santa Cruz do Sul, Franca e Foz do Iguaçu; e 2018 em São Paulo, Curitiba, Fortaleza, Recife, Campinas, Brasília, Belém e Manaus. A empresa deixou claro que o Renault Logan não será aceito na Comfort, independentemente do ano.
Para motoristas na Comfort, além do requisito de mais de 100 viagens (com as mesmas exceções), a nota média exigida variou por cidade: 4,85 em Brasília, Caxias do Sul, Curitiba, Joinville, Londrina e Porto Alegre; e 4,80 nas demais localidades.
E na UberX?
As regras do UberX passaram a ser definidas por município também. Em cidades que adotaram limite máximo de idade de 10 anos — citadas como exemplos Brasília, Campinas, Fortaleza e São Paulo — veículos com ano de fabricação 2015 ou anterior deixaram de ser elegíveis.
O que o motorista precisa fazer
Resumindo: consulte as normas locais antes de começar ou continuar no app. Verifique o modelo e o ano do veículo, confira a lista de exclusões por categoria e confirme o número mínimo de viagens e a nota média exigida na sua cidade. Parece trabalho extra, mas evita surpresas na hora de planejar a rotina.
As mudanças valeram para 2026 e tiveram efeito imediato sobre quem trabalhava nas categorias afetadas — ou seja, alteraram a elegibilidade dos veículos e o planejamento profissional de muitos motoristas.


