CHICOSABETUDO
    Política

    Licitação da concessão do Joia da Princesa em Feira de Santana

    A Prefeitura de Feira de Santana lançou edital para concessão do Estádio Joia da Princesa, com expectativa de investimento do Fluminense de Feira.

    22/11/2025 às 02:42

    A Prefeitura de Feira de Santana, na Bahia, anunciou na terça-feira (18) a abertura da licitação nº 95-2025-10L para a concessão onerosa do Estádio Alberto Oliveira, conhecido como Joia da Princesa. O edital foi publicado no Diário Oficial Eletrônico e visa a requalificação, exploração, operação e manutenção do histórico estádio. O processo é uma continuidade do esforço para transferir a administração do local para a iniciativa privada, assunto que já vinha sendo discutido na gestão anterior.

    Elaborado pela Comissão Especial de Licitação (CEL), o edital determina que a avaliação das propostas será baseada no maior valor oferecido pela parte fixa da outorga. A sessão pública para abertura das propostas está programada para o dia 19 de janeiro de 2026, às 08h30, na sede do Departamento de Gestão de Compras e Contratações. A CEL é presidida por Lavinia Vilas Boas Santos Nogueira e conta com outros quatro membros.

    O anúncio da licitação se alinha ao interesse do Fluminense de Feira em administrar o estádio. O clube, que se tornou Sociedade Anônima do Futebol (SAF) em 2022, tem demonstrado interesse firme na gestão do Joia da Princesa e está preparado para investir cerca de R$ 60 milhões. De acordo com um dirigente do clube, as expectativas em relação ao processo de concessão são altas:

    "“Até hoje a gente não teve a resposta. Estamos aguardando, e aguardando com muita ansiedade”"

    .

    A iniciativa de Parceria Público-Privada (PPP) para o Joia da Princesa teve início sob a administração de Colbert Martins Filho e foi mantida pelo atual prefeito, José Ronaldo. A secretária municipal de Administração, Sandra Peggy, oficializou a CEL por meio da Portaria nº 004/2025.

    Inaugurado em 1953, o Joia da Princesa continua a ser um ponto central no futebol baiano, recebendo uma série de eventos esportivos, incluindo partidas do Baianão e competições de outras categorias. A expectativa da Prefeitura é que, com a concessão, o estádio passe por uma revitalização que amplie sua utilização para eventos variados, transformando-o em um espaço multifuncional para a cidade.

    Além da licitação do estádio, o Diário Oficial também divulgou um Aditivo contratual relativo ao contrato nº 531-2020-124, prorrogando sua execução por mais 12 meses, totalizando um investimento acumulado de R$ 10.142.577,09, assinado pelo prefeito José Ronaldo no dia 10 de novembro de 2025.