Morreu nesta quarta-feira (19) o embaixador Sérgio Luiz Canaes, aos 73 anos, em Campinas, no estado de São Paulo. A informação foi oficializada pelo Itamaraty e marca a quarta morte de embaixador da ativa em 2025.
Em suas funções mais recentes, Canaes chefiou a Embaixada do Brasil no Sri Lanka e nas Maldivas. Antes, serviu como embaixador na Arábia Saudita e foi nomeado cônsul-geral em Londres após o Brexit.
A morte do embaixador Sérgio Canaes ocorre apenas dois dias após o falecimento de outra embaixadora, Maria Stela Frota, também aos 73 anos, que estava à frente do Consulado do Brasil no Porto, em Portugal.
Nos últimos meses, o Itamaraty registrou outras duas perdas significativas: o embaixador Luiz Eduardo Pedroso, que faleceu em outubro enquanto chefiava a embaixada em El Salvador, e Nilo Barroso, que faleceu em setembro e atuava como secretário de Relações Internacionais da Presidência do Senado. Também em maio, o diplomata aposentado Marcos Azambuja, reconhecido por sua trajetória, faleceu.
Até o momento, o Ministério das Relações Exteriores não anunciou detalhes a respeito do velório e sepultamento de Sérgio Canaes.

