A Prefeitura de Brumado, no sudoeste da Bahia, protocolou em 16 de junho um pedido formal de parecer técnico à ANTT e à Infra S.A.. Os ofícios foram registrados como nº 133/2025 e nº 134/2025 e endereçados aos diretores Guilherme Sampaio (ANTT) e André Ludolfo (Infra S.A.).
Junto aos documentos foi anexado um mapa técnico intitulado “Estudo Desvio da Ferrovia”, com o brasão e o endereço da Prefeitura, que mostra a proposta de novo traçado ao longo da margem da BR-030 para contornar a área urbana.
Segundo a Prefeitura, a ideia é “mitigar os impactos urbanos, ambientais e sociais”.
O ofício, assinado pelo prefeito Fabrício Abrantes (Avante), explica que a alteração busca reduzir os efeitos do tráfego de trens de carga — especialmente de minério — em áreas residenciais e comerciais e libertar o centro da cidade para novos investimentos e melhorias na mobilidade.
E-mails da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) confirmam que os ofícios e os estudos da concessionária FCA foram encaminhados no mesmo dia, em uma ação coordenada pelo gabinete do prefeito às sedes da ANTT e da Infra S.A. em Brasília.
O prefeito também tratou do projeto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em duas ocasiões recentes: na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília, e na inauguração da fábrica da BYD, em Camaçari.
Próximos passos
O caso passou a ser analisado pela Casa Civil, que deverá articular a matéria com o Ministério dos Transportes. Os pareceres técnicos da ANTT e o posicionamento da Infra S.A. foram apontados como determinantes para a continuidade do projeto.
Os documentos consultados, porém, não detalham etapas essenciais: não há estimativa de custo, cronograma de execução nem previsão de licitação. Em resumo, faltam informações básicas sobre quando e como a obra poderia começar.
- Sem custo estimado
- Sem prazo definido
- Sem previsão de licitação
O veículo Bahia Notícias informou que procurou a ANTT e a Infra S.A., mas não obteve resposta sobre os ofícios até o momento.
Se a proposta for aprovada, o desvio da linha férrea pode se tornar uma das maiores intervenções de infraestrutura urbana no interior da Bahia nos próximos anos. Que mudanças isso traria? Na prática, a intenção é reduzir o convívio entre moradores e trens de carga e abrir espaço no centro para investimentos e melhorias na mobilidade — mas ainda serão necessárias etapas técnicas e decisões administrativas antes de qualquer obra.

