O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) formalizou, na sexta‑feira (17), a contratação da empresa que fará os estudos e projetos do contorno viário de Senhor do Bonfim (BA). A iniciativa marca o começo do planejamento de uma obra considerada de alta demanda regional.
O que foi contratado
O acordo, registrado como Contrato nº 598/2025, foi assinado com a Avantec Engenharia LTDA pelo valor de R$ 876.293,36. Os serviços abrangem a elaboração dos projetos básico e executivo, conforme a nova Lei de Licitações, a Lei Federal nº 14.133/2021. Em linhas gerais, a empresa entregará os desenhos, cálculos e estudos técnicos necessários para que a obra possa avançar.
Quais são as principais intervenções previstas? O traçado terá 11,1 quilômetros, ligando o Acesso Norte ao Acesso Sul, com implantação e pavimentação do novo trecho. Também estão previstas ações para aumentar a capacidade viária, melhorar a segurança e eliminar trechos considerados críticos. Se a análise técnica apontar necessidade, o projeto incluirá Obras de Artes Especiais, como pontes ou viadutos.
A ideia é desviar o tráfego pesado da BR-407 para fora do perímetro urbano. A BR-407, rota estratégica de cerca de 60 km que cruza a caatinga baiana e conecta a divisa entre Pernambuco e Bahia (Juazeiro) à região de Vitória da Conquista, concentra grande circulação de caminhões. Com o contorno, espera-se reduzir o fluxo de veículos pesados nas ruas da cidade e melhorar a mobilidade local — funcionando, na prática, como um anel que tira o trânsito pesado do coração urbano.
Prazo e próximos passos
A vigência do contrato para elaboração dos projetos vai da assinatura, na sexta‑feira (17), até 9 de janeiro de 2027. Somente após a entrega e aprovação dos projetos básico e executivo o DNIT poderá abrir a licitação para a execução física da obra, etapa que está prevista para ocorrer em momento posterior do cronograma administrativo.
Em resumo: o contrato define o caminho técnico para o contorno — projetos, estudos e possíveis soluções de engenharia — e só depois desses passos é que a obra poderá sair do papel e ir para a fase de construção.


