O governo federal atuou para facilitar a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores afetados pelo tornado que devastou o Paraná na última sexta-feira (7). A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, confirmou a ativação da Caixa Econômica Federal para agilizar os processos necessários.
Durante visita a Rio Bonito do Iguaçu, uma das cidades mais atingidas pelo desastre, Gleisi Hoffmann declarou:
A gestão do FGTS permite o Saque Calamidade, que autoriza os cotistas a sacar parte dos valores em situações de desastres naturais, desde que a calamidade seja reconhecida pelo governo federal e a cidade esteja habilitada na Caixa."“Estamos tomando providências em relação ao FGTS, à liberação do Fundo de Garantia. Conversei com o presidente da Caixa antes de vir pra cá.”"
Além disso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também foi convocado para oferecer apoio aos beneficiários e viabilizar novos benefícios. As medidas visam minimizar os impactos enfrentados pelos cidadãos paranaenses que sofreram perdas significativas devido ao tornado.
A liberação do FGTS e a mobilização do INSS são partes de um esforço maior do governo para auxiliar a população na recuperação após o desastre. As autoridades afirmam que continuarão acompanhando a situação e tomando as medidas necessárias para apoiar as vítimas.

